Sao Paulo / SP - segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

NUTRIÇÃO

NUTRIÇÃO

 


 

É uma ciência muito complexa, pois estuda os alimentos e tudo o que se relaciona a eles, desde o recebimento e armazenamento até a mesa do cliente. No caso da Nutrição Clínica, é de suma importância saber sobre a patologia do paciente para poder indicar a dieta mais adequada ao seu caso, pois os alimentos e também sua forma de preparo têm o poder de contribuir para a melhora ou piora do quadro clínico de um indivíduo. Além disso, o paciente também deve estar motivado e consciente de suas limitações para que o tratamento tenha o sucesso esperado.  

  

BIOIMPEDÂNCIA


Na clínica é realizado o exame de Bioimpedância pela Nutricionista. Este é de fundamental importância no estudo da composição corporal do paciente, pois permite avaliar a quantidade de fluidos, gordura e massa magra presentes no organismo.        

O peso corporal, isoladamente, não é um indicador da quantidade de gordura, massa muscular ou da saúde dos indivíduos, pois confere apenas uma indicação quantitativa da massa total do corpo, sem avaliar a qualidade desse peso.  

Para a realização deste exame é utilizado um aparelho que consegue medir a gordura corporal através de uma corrente elétrica de baixa intensidade (imperceptível) através de dois eletrodos que são colocados na mão direita e mais dois no pé direito. 

  

A habilidade para analisar a composição corporal permite direcionar orientações médicas e nutricionais para uma mudança de hábitos e acompanhamento da eficácia do tratamento proposto com produção de histórico gráfico, o que aumenta a motivação, que é imprescindível para se obter um bom resultado.

 

NUTRIÇÃO - PORQUE AS INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS USAM GORDURA TRANS NOS ALIMENTOS SENDO QUE É TÃO PREJUDICIAL Á SAÚDE.

 

 

Inventada pela indústria alimentícia a gordura trans serve para deixar os alimentos mais saborosos, aumentar o prazo de validade, permitindo que os produtos permaneçam muito mais tempo nas prateleiras sem estragar, melhorar a conservação, valorizar a aparência dos alimentos deixando-os mais dourados e crocantes – no caso de salgadinhos de pacotes e alguns tipos de bolachas.

A gordura trans tornou-se uma das principais vilas das dietas, porque são metabolizadas com mais dificuldades.


A lista de problemas que ela causa é enorme; levando á uma síndrome metabólica, um conjunto de doenças graves: diabetes, triglicérides, pressão alta, aumento de LDL (colesterol ruim e diminuição do HDL (colesterol bom), entupimento dos vasos sangüíneos causando acidente vascular cerebral, acúmulo de gordura viceral (gordura no abdômen) e problemas circulatórios, como infarto e derrame cerebral.


A maior concentração destas gorduras está em: bolachas cream cracker, água e sal e principalmente as recheadas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos de pacotes, pastéis, folhados, tortas, bolos, tudo que vai margarinas nas receitas e fast-foods.


Essa gordura não é sintetizada no organismo humano por isso permanece depositada no corpo; não é essencial para o corpo.


O ideal é não consumi - lá e se consumir o mínimo possível. O recomendado é que sua ingestão não ultrapasse de 1% do valor calórico da dieta o que em uma alimentação de 2.000 calorias equivale a duas gramas.

 

CONSUMO DE FAST-FOOD  É PREJUDICIAL Á SAÚDE ACARRETANDO

SOBREPESO E OBESIDADE


 


Devido à correria do dia-a-dia aumenta cada vez mais o consumo de fast-food (comida-rápida). Ex.: hambúrguer, sanduíches, cachorro-quente (hot-dog), pastel, coxinha, bolinhos de carne ou queijo, esfihas e etc. sempre acompanhados de refrigerantes estes apresentam calorias vazias, ou seja, não possuem nutrientes, apenas açúcar na sua composição nutricional. Uma lata de 350 ml de coca-cola igual 137 calorias (kcal).

 



Na vida moderna as pessoas estão cada vez mais atarefadas e o tempo fica cada vez mais curto para realização de refeição saudável tendo um déficit em sua nutrição. O consumo gradativo destes tipos de alimentos está diretamente relacionado ao sobrepeso e obesidade, além de aumentarem os níveis de LDL (colesterol ruim) e de triglicérides levando ao entupimento das veias do coração, devido ao acúmulo de gordura no sangue ocasionando infarto, por serem alimentos com altos índices de gordura, principalmente o mal colesterol (LDL).

 

Se comparados com uma refeição adequada, podemos observar uma diminuição em vitaminas, proteínas, sais-minerais e etc. necessárias para o bom funcionamento do corpo; aumentando assim a qualidade de vida das pessoas.

 

ALIMENTAÇÃO DO VERÃO SAUDAVEL, NÃO ENGORDA!!

 


 

Calor, sol,   praia, piscina ou no parque. Tudo lembra verão e altas temperaturas. E os cuidados que devemos tomar com o nosso corpo no verão vão além destes fatores.


É preciso ter uma alimentação balanceada rica em nutrientes. Consumir muitas frutas, legumes, saladas cruas, ter uma refeição leve com alimentos de fácil digestão assim como peixes; ingerir bastante líquidos, de preferência água para garantir uma boa hidratação. Com o calor, a perda de água corporal aumenta.


E quem resiste a um sorvete? Aí vem a culpa de que irá engordar.


A combinação verão e picolé são perfeitamente possíveis.


Dê preferência aos sorvetes sem gorduras trans (aquela que ajuda a entupir as artérias). Além disso, evite comprar potes de sorvete diet  achando que, por isso, poderá devorá-los sem culpa. Os diet são recomendados para diabéticos, pois não possuem açúcar na sua composição nutricional.


No entanto, em compensação, possuem mais gordura do que os sorvetes convencionais. Para manter a forma sem se privar dessa delícia, o ideal é comer, no máximo, um picolé (ou uma bola  de sorvete) por dia.


Para as pessoas com o objetivo de perder peso,  recomendam-se os picolés de frutas que, além de refrescarem, possuem menos calorias. Porém deve ser usado com moderação.

 

ENTENDA OS SINAIS DO CORPO

 


 

 

Devemos prestar atenção aos sinais que o corpo emite para diferenciar fome de vontade de comer.


Fome: Sensação fisiológica que o corpo emite quando necessita de alimentos para manter as funções do organismo (energia). Vontade de comer: quando sentimos a necessidade de comer algum alimento específico.


Geralmente esta relacionada com aspectos emocionais assim como: stress, ansiedade, insatisfação, angústia, infelicidade, frustrações, alterações hormonais, etc.; levando a um aumento de apetite, pelo fato da pessoa apresentar alterações nos transmissores cerebrais (exemplo serotonina), descontando nos alimentos, tendo dificuldade no processo de emagrecimento, conseqüentemente há um aumento no acúmulo de peso, porém, o corpo tem algumas necessidades que não podem ser consideradas gulas, como a necessidade de comer doce após as principais refeições, até porque são fontes de glicose, onde o nosso corpo transforma em energia que auxilia no processo de digestão.

 

QUALIDADE DE VIDA

 


 

Este é um tema muito presente atualmente em todos os meios de comunicação e sendo assim, na vida de milhões de pessoas. Na busca por uma melhor qualidade de vida, devemos adotar hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos, aliada a uma alimentação equilibrada, sendo que esta deve conter todos os grupos de alimentos (carboidratos, protéinas, lipídios, vitaminas e sais minerais), mas lembrando sempre de não exagerar nas quantidade e respeitar o horário das refeiçoes.


 

          

 

O profissional nutricionista baseia-se na avaliação antropométrica, no consumo e frequência

a limentar, nas patologias do paciente e também no histórico de ante cedentes familiaris para fazer orientações nutricionais, tendo como objetivo promover uma reeducação alimentar para que o mesmo possa viver com mais qualidade.

 

OBESIDADE:  SOBREPESO E OBESIDADE ESTÁ SUB-DIAGNOSTICADA , EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

 

Cada vez mais temos observado em Nossa Clinica Particular que devido aos Hábitos e Estilo de Vida nossas Crianças e Adolescentes vêm correndo Riscos Significativos devido nos Pais não observarmos, detalhes importantes, assim como nossas autoridades não tomarem atitudes Coerentes dentro das Escolas Publicas ou Privadas. Este artigo apenas constata o que não é duvida para ninguém.

 

Sinopse do original:Julianna Vig. Benson, L. et al . Trends in the diagnosis of overweight and obesity in children and adolescents: 1999–2007. Pediatrics 123 , e153–e158 (200PubMede adolescentes: 1999 Benson, L. et al. Tendências no diagnóstico de sobrepeso e obesidade em crianças -2007. Pediatrics 123, e153-E158 (2009 )

 


CLINICAS CAIO

Rua Estela. 515 - Bloco D - 12º andar - Conj. 121/ 122

Nextel:(11)7717-1257

ID:111*101625

Fone: 55 (11) 5087-4404 - Fax 55 (11) 6197-0305

Paraiso - São Paulo - SP - CEP 04011-002

email - vanderhaagen@vanderhaagenbrasil.com
email -
drcaio@vanderhaagenbrasil.com

email - drahenriqueta@vanderhaagenbrasil.com

 

Link site mais detalhes:

http://drcaiojr.site.med.br/                                                          www.vanderhaagenbrazil.com.br                                                      www.obesidadeinfoco.com.br
www.crescimentoinfoco.com.br
www.clinicasvanderhaagenbrasil.com.br
www.tireoidismo.com.br


 


 

http://dracaio.site.med.br UA-25952186-10